Manifesto contra a cassação

O episódio da cassação do mandato do Prefeito Luiz Fernando Leivas (PT) de Pinheiro Machado teve mais um capítulo, ontem, 22 de outubro, às 19h, na Praça em frente à Prefeitura. Várias lideranças políticas da Região Sul compareceram, dentre elas, os Prefeitos de Candiota, Bagé, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, os Deputados Edegar Pretto, Alexandre Lindenmeyer, Míriam Marroni e Fernando Marroni, além de vereadores a exemplo de Ivan Duarte (PT de Pelotas) e Juarez Machado de Farias (PSB de Piratini).

Circulava pelas pessoas presentes um panfleto que denunciava como “grande injustiça” a decisão tomada por sete vereadores, na sessão do Poder Legislativo, em 11 de outubro. Eleito com mais de 63% dos votos válidos em 2008, o Prefeito Leivas foi afastado do cargo apenas por um único motivo: não teria respondido a pedidos de informação em tempo hábil, feitos pelos vereadores.
No palco improvisado que exibia uma faixa com a frase “NÃO AO GOLPE”, os discursos dos manifestantes foram uníssonos no sentido de que o ato de cassação foi extremamente injusto, já que não apontou motivo mais sério como corrupção ou falta de decoro mas que decorreu, sim, pelo fato de que o Prefeito não tem o apoio da maioria dos vereadores que, preocupados com as boas obras do governo petista, já vislumbram as eleições de 2012.
O Prefeito cassado, em seu discurso, mostrou-se confiante na Justiça, já que, no dia 19 de outubro, o mesmo protocolou um pedido judicial no Foro de Pinheiro Machado para o que chama de “reversão do golpe dos vereadores”.
O panfleto distribuído às pessoas enumera, também, as principais ações implementadas nos dois anos e nove meses de governo – como a construção de duas unidades básicas de saúde, de duas creches para atender mais de 300 crianças e implantação de Campus da UFPel – além de projetos e programas aprovados a serem implantados – como a instalação da Caixa Econômica Federal e transporte de alunos do Ensino Médio das localidades do interior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *